quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mensagem do espaço

No final da tarde de 26 de novembro de 1977, a transmissão do sinal da emissora britânica Southern Television, filiada à ITV, sofreu interferência durante um telejornal para uma mensagem de voz de seis minutos do representante do Comando Galático de Ashtar, chamado Vrillon (ou Ashteron, a voz estava abafada e misturada ao zumbido de estática). A parte inteligível da mensagem dizia:
"Esta é a voz de [Vrillon]. Eu sou um representante autorizado da Missão Intergalática, e tenho uma mensagem para o planeta Terra. Estamos começando a entrar no período de Aquário e existem muitas correção que precisam ser feitas pelo povo da Terra. Todas as suas armas do mal devem ser destruídas. Vocês tem pouco tempo para aprender a viver juntos em paz. Vocês devem viver em paz... ou deixar a galáxia."
Os tabloides no domingo seguinte cobriram o evento com algum destaque. O Daily Mail e o News of the World, dois dos mais notórios periódicos sensacionalistas, publicaram uma transcrição alternativa da mensagem, dizendo que "se as armas da Terra não forem destruídas, destruição vinda do espaço virá rapidamente."
Aparentemente, o sinal UHF, transmitido via aérea entre antenas, sofreu uma interferência junto a uma antena retransmissora perto de Hampshire, a partir de onde a mensagem de voz entrou na rede. A interferência terminou antes do fim de um desenho do Pernalonga. A emissora qualificou o incidente como um "problema de som". Diante da publicidade que se seguiu, o órgão regulador das transmissões de TV do Reino Unido se pronunciou qualificando a mensagem como uma "piada" produzida por alguém com considerável conhecimento técnico e equipamento sofisticado. 

Este foi o primeiro incidente deste tipo (o que deixou as autoridades desnorteadas), mas a ele se seguiram outras tentativas clandestinas de interferência de sinal de TV, com sons e/ou imagens, para a transmissão de alguma mensagem política ou de protesto, ou sem motivo claro. A HBO (um certo "Capitain Midnight" interrompeu o sinal de satélite com uma tela de teste de cores e uma mensagem questionando o valor da assinatura do canal), o Playboy Channel (interrompido de maneira semelhante por um funcionário de uma emissora cristã convocando todos a se arrependerem dos seus pecados), duas emissoras locais de Chicago (cujos sinais foram invadidos em sequência e substituídos pela filmagem de um homem de máscara gritando e arriando as calças). 

Na União Soviética, os sinais das emissoras estatais eram constantemente invadidos e substituídos por programações alternativas, a ponto de uma cidade, Arkhangelsk, disponibilizar um telefone exclusivamente para esse tipo de denúncia. Em 2006, em meio à guerra com o Líbano, um sinal de Israel afetou o satélite usado por uma emissora libanesa ligada ao grupo político Hezbollah e sobrepôs à sua programação uma série de mensagens anti-Hezbollah, incluindo ameaças ao seu líder Sayyid Hassan Nasrallah. 

Recentemente, sinais de TV transmitidos por fibra ótica e transmissões digitais também tem sido alvos de piratas, geralmente substituindo suas programações (ocasionalmente em canais infantis) por vídeos pornográficos. Em 2013, num intervalo de poucas horas, quatro emissoras americanas em estados diferentes tiveram seu sinal de emergência (que aqui reconhecemos como o "top de 5 segundos", o sinal para todas as emissoras para uma transmissão em rede) substituído por uma voz dizendo que os mortos estavam se levantando da terra e atacando os vivos. O perpetrador foi identificado e preso.

Embora expectadores tenham sido genuinamente surpreendidos, é possível que ninguém na época tenha levado a mensagem de Vrillon a sério. Sequer os veículos de comunicação especializadas em ufologia parecem ter dado muito crédito à identidade do mensageiro espacial. Embora exista todo um entusiasmado culto New Age desde os anos 1950 sobre um certo Ashtar Sheran, um alienígena, comandante de uma poderosa frota espacial, que operaria como "embaixador" de sua civilização na Terra e se comunicaria através de médiuns escolhidos entre os terráqueos.

A identidade de "Vrillon" nunca foi descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário