terça-feira, 26 de maio de 2015

Apresentação

Não vou me apresentar. Tem meu blog pessoal ali do lado caso alguém se interesse. Mas vale uma nota. Uma nota bem longa.

De muitos hábitos, eu tenho dois em particular: um é a necessidade de aprender pelo menos uma coisa nova todo dia, para que o dia valha a pena; outro é a necessidade de registrar esse aprendizado escrevendo sobre ele. Profusamente.

Além disso, eu tenho a habilidade de me lembrar de quase tudo que eu leio. Ironicamente para alguém que se propõe a escrever sobre História, eu tenho extrema dificuldade de me lembrar de autores, títulos e anos de publicação, o que me obriga, na minha profissão - biólogo - a anotar toda referência que eu considero importante ou útil, com um resumo do motivo de eu ter anotado aquela referência, para eventuais usos no futuro. Mas o conteúdo, disso eu lembro. E isso resulta numa memória pontilhada de fatos e anedotas que, quando surge a mais tênue referência, ativa toda uma cadeia de lembranças que me obriga a pesquisar mais extensivamente sobre aquilo, e, não raro, expandir minha pesquisa para assuntos relacionados. E escrever, para fixar de vez aquilo na cabeça.

Compreendo a História não como uma sequência linear de fatos passados, mas como um processo dinâmico com múltiplas causas e consequências, e cuja interpretação varia de acordo com o background cultural do sujeito, levando a diferentes narrativas para os mesmos eventos em diferentes momentos da História e diferentes visões sobre as mesmas fontes. Quem estuda e trabalha com História minimiza ao máximo o relativismo com metodologias de tratamento das fontes e cuidados com suas conclusões para evitar juízos de valor, transformando-a formidavelmente em uma ciência. Eu não sou historiador - grifo novamente, biólogo - mas conheci de perto o trabalho de profissionais da área durante um bom tempo, além de ter grande influência familiar no gosto pela coisa, de maneira que eu lido naturalmente com o assunto, enquanto principiante.

O facebook é o meio pernicioso para a superficialidade do conhecimento, que se materializa na forma de boatos, mentiras, construções e informações sem conexão com a realidade, confeccionadas e propagadas por desconhecimento ou mal caratismo. Não é o único, nem o principal - existem carreiras inteiras na mídia corporativa e na internet construídas sobre esse tipo de alicerce, de maneira que "blogueiro" hoje é como uma profissão - mas é o mais longe que eu consigo ir em termos de redes sociais, e onde ainda existe espaço e público para coisas mais construtivas.

Tudo isso me levou, na minha página do facebook, a escrever frequentemente sobre acontecimentos históricos relacionados a cada dia, as efemérides. Uma forma de mostrar às pessoas que o mundo é feito por pessoas e acontecimentos extraordinários, e que não precisamos de falácias, mitos e desinformação para vislumbrar e compreender o espetáculo que é o mundo em que vivemos e construímos - e destruímos também. Por questões práticas de organização, decidi transpor esse costume para o formato de blog, já que é difícil recuperar o que é escrito no meio da zona que é aquela plataforma depois de um tempo. Até incluí um mecanismo de busca. Eu sei que será útil para mim.

Então, aí está. Pretendo fazer aqui as efemérides, de maneira simples, mas tentando não ser simplório, como entretenimento, mas sem frivolidade. Espero que alguém se divirta tanto lendo quanto eu me divirto escrevendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário